terça-feira, 30 de junho de 2009

5ª TAREFA: OFICINA DE TALENTOS

Para cumprir a 5ª tarefa da Gincana Digital, a Turma dos Espertos promoveu um Encontro de Gerações: melhor idade X menor idade!!!
No dia 24 de junho visitamos a CASA DE APOIO AO IDOSO AMÁLIA...
Na ocasião a escola foi recebida com muito carinho pela diretora Hedi e suas colaboradoras.
Apresentamos nossa Rádio Novela: O passeio de Valmet...
... cantamos a música Colherá o que semear...

A Stéfanie, integrante do Coral Pequenos Diamantes (da nossa Escola) e do Coral Infantil Municipal, cantou também a música Tudo pra você...

A Bruna e a Amanda apresentaram os Direitos do Idoso... A Profª Suzi entregou nosso presente ao lar: seu livro Outra vez o Vale das Borboletinhas Azuis...

Dona Hedi, a coordenadora da Casa, falou em nome dos idosos...



Depois, oferecemos a todos um delicioso lanche, produzido pelas nossas serventes, na Escola...

As crianças passaram momentos agradáveis e emocionantes ao lado dos idosos.




A 1ª Dama, senhora Ironita, foi nossa convidada...
Visitamos as dependências da Casa...

Conversamos com os funcionários...
Essa é a farmácia...
Na oportunidade, em conversa com a diretora da Casa, descobrimos que os maiores gastos da instituição são com alimentos e materiais de higiene e limpeza. Então, de volta a Escola, decidimos fazer uma Campanha de Arrecadação de Alimentos e Materiais de Limpeza e Higiene... Além das nossas turmas, convidamos os outros alunos da Escola para nos ajudar, fazendo suas doações.
No dia 29 de junho, recolhemos os alimentos e materiais de limpeza e higiene doados pela nossa turma e demais alunos e professores da Escola...




... e levamos até a Casa de Apoio ao Idoso Amália...
Entregamos também alguns livros de literatura, doados pela Biblioteca Municipal...

“O idoso não precisa ter espírito jovem para ser feliz. Apenas ser respeitado, cuidado, valorizado pelo que já viveu, não ser esquecido. E principalmente ... AMADO”

NOSSAS DOAÇÕES...

OS DIREITOS DO IDOSO

Idoso é toda a pessoa adulta com 60 anos ou mais.
O IDOSO TEM DIREITO...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

RÁDIO NOVELA

Assistam nossa Rádio Novela!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

4ª TAREFA: VALE TUDO

A TURMA DOS ESPERTOS optou em produzir uma RÁDIO NOVELA, como 4ª atividade da Gincana Digital. E muito mais do que uma atividade para Gincana, a Rádio Novela foi uma riquíssima oportunidade de aprendizado, valorização da cultura e exercício de responsabilidade e dedicação para os integrantes da Equipe.
A apresentação da Rádio Novela aconteceu na tarde de hoje, dia 15 de junho, nas dependências de nossa Escola, no Estúdio da Rádio dos Espertos, também conhecido como Sala de Vídeo...

Na oportunidade, estiveram presentes, além dos integrantes da Turma dos Espertos, a Profª Marlisa, da Comissão Julgadora da Gincana, a Diretora Maria Odete e a Vice-Diretora Liane, a Profª Marcela, que atua na área de Língua Portuguesa em nossa Escola, a Alice, nossa Bibliotecária... ... a Profª Ana Lúcia e seus alunos da 3ª série 31...

... a Cleonice, da Comissão Julgadora da Gincana, a Profª Angelita, da Equipe de Apoio da Gincana, e as Serventes Marisa e Silvana, da nossa Escola.

O enredo da Rádio Novela foi baseado no causo O passeio de Valmet, do livro "Causos" da Família Costa Beber, escrito pela Profª Marielli Costa Beber e sua prima Clarice Costa Beber, lançado em maio deste ano.

"No ar, mais um programa da Rádio dos Espertos. Episódio de hoje: O passeio de Valmet. Num oferecimento da Casa do Imigrante Italiano, localizada na BR 285."

O PASSEIO DE VALMET
A emigração em massa de italianos para a América foi precedida de uma intensa campanha de convencimento, promovida pelos governos de países interessados em imigrantes. O governo italiano via com bons olhos a emigração, já que não tinha condições de resolver os graves problemas de desemprego e de fome de milhares de agricultores.
Assim como várias outras, a família Costabeber também ficou fascinada com a descrição do Brasil e resolveu emigrar, deixando para trás a bela Itália. Acompanhada de várias outras famílias, partiram da Itália em abril de 1883, com destino ao Brasil, a terra dos seus sonhos.
A viagem foi longa e muito sacrificada. Alguns imigrantes seguiram para o Sul do Brasil, tendo como destino a Quarta Colônia Imperial de Silveira Martins. Alguns anos depois, chegaram a Santa Apolônia, Maranei e Linha Inhame.
Os personagens do episódio de hoje dessa saga italiana, são descendentes de imigrantes italianos.
Tia Jody, como Judith era conhecida pelos íntimos, desejava sempre acompanhar as últimas tendências da modernidade.

(Nossos sonoplastas... Alguns sons foram baixados da internet: gato, cachorro, trator, chuveiro... e reproduzidos, assim como algumas músicas que compuseram a trilha sonora da Rádio Novela.)

Logo aos 18 anos, após ter aprendido os primeiros passos de corte e costura com sua mãe Amélia, resolveu fazer um curso em Cruz Alta, para aperfeiçoar sua técnica.

(Alunos produzindo sons com tesouras, para representar o ofício de costureira da personagem principal)

Seu primeiro modelito foi feito com muito amor e carinho, para impressionar o namorado: um belo vestido branco com babados e detalhes em vermelho.
Judith morava em Santa Apolônia e certo dia foi à cidade de Panambi, acompanhada de seu irmão Etelvino Zamberlan e de seu cunhado Abílio Costa Beber.
O passeio seria para passear, fazer compras e visitar o namorado Etelvino Costa Beber, que trabalhava na Fábrica de Móveis Barta.

(Alunos produzindo sons com serrote e martelo, para representar os sons da Fábrica de Móveis Barta.)

Empolgada com o passeio, Judith caprichou no visual. Tomou um belo e demorado banho, passou uma água de colônia, arrumou seus lindos cabelos e, é claro, aproveitou a oportunidade para estrear seu belo vestido branco.
Depois de pronta, despediu-se de sua família e de seus bichos: de seu gato, de seu cachorro, de seus passarinhos, do cavalo, de seu galo, da vaca malhada e de seu pato.
O passeio foi feito com um trator Valmet vermelho, dirigido por Abílio.
Etelvino e sua irmã iam em pé, equilibrando-se numa tábua improvisada na parte traseira do trator.
Empolgados contando as novidades, andavam distraídos e em alta velocidade.

(Alunos produzindo as falas das personagens da história... em Italiano!")

"Cossa gue fato esta matina?"

"Mi go piantá semença de pipoque..."

"E dopo?"

"Tanta cosa... Go tanti a far..."

"E tu mama, como estai?

"Manco mal... la ga mal la testa..."

Foi quando, numa curva, Judith, com as mãos suadas devido ao calor, resbalou e se foi pro chão.

"AAAHHHH! Mamma mia!!!"

Seus acompanhantes nem perceberam o incidente porque riam e conversavam alto.
Mais ou menos uma quadra adiante, deram falta da moça, a qual avistaram sentada no chão, toda suja, com mãos e joelhos esfolados.

"Dio, Madonna!"

"La ga cascá!!"

Desceram do trator e correram para socorrê-la.
Tia Jody voltou para casa decepcionada com o passeio, frustrada, sem compras, sem ter visto o namorado e o prejuízo maior: seu vestido novo estropiado! "E não esqueçam, caros ouvintes! Amanhã, neste mesmo horário, mais um emocionante capítulo da saga da imigração italiana no Brasil! Estame bem e até diman!!"

A produção da Rádio Novela da Turma dos Espertos só foi possível, porque todos se empenharam nos ensaios e na apresentação... Acompanhe alguns momentos de ensaio da semana anterior, na sala de aula...

... e na sala de vídeo...
Nosso sonoplasta...
A produção de sons...

As narradoras...
As vozes dos personagens...

Algumas falas não podem deixar de ser registradas...
Eis que a Profª Marielli resolveu mostrar no globo a localização da Itália, pois de origem dos imigrantes de nossa história... Porém, o globo não estava em boas condições...



"Tudo culpa do aquecimento global!"

(Tales)

"Aquecimentos, não! Murchamento..."

(Gabriel Z.)