Somos a 4ª 42 e 43 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Panambi / RS. Temos grande interesse em adquirir novos conhecimentos e desejamos muito crescer como grupo e colaborar para a construção de um mundo melhor! Sabemos que para construir esse mundo melhor, temos que amar e preservar o que já temos e, para isso, precisamos conhecer o local onde moramos, resgatar a sua história e ajudar a continuar escrevendo-a. Isso exige valorização das coisas boas já construídas no passado, participação consciente no presente e sonhar que nossas ações irão garantir o sucesso na vida do futuro. E nós, crianças, somos esse futuro!
Nossa Escola está localizada no Bairro São Jorge, região sul do Município de Panambi. As atividades da Escola iniciaram no dia 25 de março de 1980, ainda como um anexo da Escola Municipal Presidente Costa e Silva. A Escola foi oficialmente inaugurada no dia 11 de maio de 1980. Seu nome foi escolhido devido à proximidade da comemoração da Abolição da Escravatura, data histórica, na qual a Princesa Isabel, em 1888, durante sua regência no Império do Brasil, assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão em nosso País. Atualmente, fazem parte da equipe de trabalho da Escola: 32 profissionais, que atentem 235 alunos, matriculados de 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental. A Escola tem como objetivo maior, desenvolver um trabalho centrado no aluno e nas expectativas dos professores, pais e membros da comunidade, buscando uma prática escolar que possibilite criar condições para que todos os alunos desenvolvam capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade, possibilitando assim, a sua efetiva participação na vida cultural, cientifica e política na qual estão inseridos.
TAREFAS DA GINCANA
1ª TAREFA: A cara da Gincana: A equipe deverá criar uma logomarca para a gincana, que será premiada em separado e servirá para ilustrar o site da Gincana Digital. 2ª TAREFA: Sentindo a cidade: com uma câmera fotográfica em mãos, a equipe irá tirar fotos de tudo que é legal ser mostrado sobre a cidade. · As fotos que representam a cidade (Os lugares mais conhecidos, inusitados, os lugares que a equipe mais gosta, etc.) · As pessoas que são “a cara” da sua cidade (as pessoas que eles acham representativas na cidade, por exemplo: o padeiro, a lavadeira, o prefeito, etc.) · Fotos que representam a cultura local (artesanato, festas, shows, etc.) 3ª TAREFA: Mostrando a cara: Entrevista com as pessoas que são a “cara” da sua cidade (as pessoas que eles acham representativas na cidade, por exemplo: o padeiro, o prefeito, o promotor, um bombeiro, o pastor, a professora, etc.). Nesta tarefa a equipe deverá entrevistar e registrar a entrevista na forma de texto, com fotos e postar no blog da equipe. 4ª TAREFA: Vale tudo! Para esta tarefa, a equipe irá produzir fotos que representam e registrem a cultura local, como: artesanato, festas, shows, feiras, culinária, dentre outros. Ou : A equipe irá produzir uma radio novela, com roteiro próprio, sobre uma lenda, conto ou “causo” que circula na cidade. Durante a apresentação da radio novela na sua escola, a equipe deverá fotografar algumas cenas e os personagens da trama realizada pela equipe. Para isso os integrantes da equipe deverão estar caracterizados dos personagens da história contada. 5ª TAREFA: Oficina de talentos: Esta tarefa vai envolver todos os participantes da equipe numa ação que deverá ficar “arquivada” na memória da cidade. A equipe vai organizar uma atividade em que se envolva diretamente com a comunidade panambiense, por exemplo: pintura de um local público, embelezamento de canteiros ou praças locais, pedágio beneficente, plantio de árvores, recolhimento de entulhos no leito do Rio Fiúza, entre outras, que beneficiem o município ou entidade beneficente. 6ª TAREFA: Valorizando a parceria: Solicitar, da equipe de apoio, o nome da entidade parceira da Gincana que irá prestigiar com a execução da tarefa. Ao receber a resposta do grupo de apoio, a equipe marcará um encontro com a entidade parceira, a fim de conhecer um pouco a história dela no nosso Município. Munido de muita criatividade e motivação a equipe fará uma homenagem a esta entidade criando uma paródia, história em quadrinho, charge, esquete, teatro ou qualquer outra forma de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário