LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N.º07 /93 DE 23 DE DEZEMBRO DE 1993.
DELIMITA OS BAIRROS E O CENTRO DE PANAMBI
MIGUEL SCHMITT PRYM, PREFEITO MUNICIPAL DE PANAMBI,ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, no uso das atribuições que me são conferidas pela Lei Orgânica do Município, que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º. – Ficam delimitados os bairros de Panambi com as seguintesconfrontações:
XII – BAIRRO SÃO JORGE
Do entroncamento das Ruas Paulo Becker e Morengaba segue pelo seu lado ímpar, após prosseguindo pela Rua Minas Gerais, Avenida Presidente Kennedy (lado par), Rua Marechal Cândido Rondon (lado ímpar) até a Rua Germano Keller (projetada). Acompanha o alinhamento desta, no sentido sul, até o encontro com a Rua Morengaba, pela qual retorna ao ponto inicial.
LEI MUNICIPAL Nº 1.680/98 DE 16 DE SETEMBRO DE 1998
ALTERA DELIMITAÇÃO DOS BAIRROS SÃO JORGE E ARCO-ÍRIS, DEFINIDOS PELA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 07, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1993, E DÁ
OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
ORLANDO IDÍLIO SCHNEIDER, Prefeito Municipal de Panambi,
Faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte
LEI MUNICIPAL:
Art. 1º. São introduzidas as seguintes alteração nos incisos XII e XIV do artigo 1º da Lei Complementar Municipal nº 07, de 23 de dezembro de 1993
XII - Bairro São Jorge- Da Avenida Presidente Kennedy, lado par e Rua Marechal Cândido Rondon, lado ímpar, seguindo por esta em direção Oeste até encontrar a Rua Germano Keller, por onde segue, por seu lado ímpar em direção Sul até encontrar a Rua Morengaba. Segue pela Rua Morengaba em pequeno trecho na direção Oeste até a bifurcação com a Rua Camaquã, e por esta, na direção Leste, lado par, até encontrar a Rua Paulo Beckert. Neste ponto toma novamente a direção Sul, pelo lado esquerdo da Rua Paulo Beckert, até encontrar-se novamente com a Avenida Presidente Kennedy. Desse ponto, toma direção Norte e segue pela Avenida Presidente Kennedy, lado par, até encontrar o ponto de origem, ou seja, a Rua Marechal Cândido Rondon.
O povo do Bairro São Jorge é rico em histórias.
A foto abaixo ilustra o momento em que, na Revolução de 30, os líderes comunitários e o povo fechou a ponte do Rio Fiúza, único acesso ao centro da cidade. O Bairro São Jorge desenvolveu-se em torno de uma capela, que foi iniciativa dos moradores católicos ao longo da Rua Sete como era conhecida, além da ponte do Fiúza.
Era a capela São Jorge e a escolha do nome se deu em função da doação da área em que a capela foi construída, por Jorge Kersting. JORGE KERSTING
Nasceu em Rio Pardo, no RS, em 5 de janeiro de 1898.
Veio a Panambi aos 22 anos de idade. Aqui em Panambi, seu Jorge casou-se com Dona Diva, da família Silva, e tiveram oito filhos: Aristeu, Wilmar, Adalmir, Dirceu (falecido), Divanir, Dionice, Alceu e João Pedro. Casal Kersting com os filhos mais velhos ainda pequenos. Festa das Bodas de Ouro do Casal Jorge e Diva Kersting (com os filhos): Além de doar o terreno para a Capela São Jorge, Jorge Kersting construiu o salão que acabaria se tornando conhecido como Salão Sete, onde os trabalhadores e famílias de trabalhadores se reuniam. A Sociedade Sete de Setembro funcionava no Salão de Jorge Kersting. Era uma espécie de Centro Comunitário. Baile de Carnaval da época...
Bloco da Alegria
A folia era animada... Jorge Kersting, aos 93 anos de idade.
Faleceu em 30 de junho de 1993, aos 95 anos. Atualmente, no Bairro São Jorge, funciona três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde e Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura — SMEC, a Prefeitura Municipal, além de vários estabelecimentos comerciais.
Atual capela da São Jorge: Comunidade Católica São Jorge...
Algumas ruas do BairroSão Jorge: Algumas construções que fazem parte da história doBairro São Jorge:
(Material coletado e organizado pela turma, em 2007, ano em que estavam na 2ª série, coordenados pelas Professoras Marielli Costa Beber e Maria Francisca dos Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário